Chapa de PVC x chapa de HDU


Chapa de HDU e Chapa de PVC - Histórias conjuntas


HDU - é um produto muito utilizado para a fabricação de placas na Europa e nos EUA...possui diversas espessuras e densidades. 


chapas de HDU


No Brasil não é disponível, apenas por importação por isso é difícil de ser encontrado.
Existem alguns contra tipos usados em outros mercados para chapas de maior espessura.



O que é HDU....é uma espuma de uretano de alta densidade altamente compactada no formato de placa em diversas espessuras, é um material de fabricação de Placas bastante forte, resistente e naturalmente impermeável e fácil de trabalhar, usado para produzir placas 3D com alto nível de detalhamento a um custo menor (e com menor peso!) Do que outros materiais e madeiras. Uma grande vantagem é de poder ter medidas maiores sem emendas. Hoje madeiras largas já quase não são encontradas ou são muito caras e dificeis de manusear, desta forma tende a ser utilizada com emendas ocasionando fracionamento com o efeito do sol e chuva ao longo do tempo.


O HDU é um material consagrado para fabricação de placas de sinalização e comunicação, e algum momento esperamos que seu fornecimento seja habitual no Brasil.

Existem técnicas especiais de fabricação de placas com HDU que ainda não temos no Brasil, uma delas é o jateamento.
Que consiste em protegem as partes da placa que não se quer que sejam jateadas
e retirando material nas demais partes até atingir uma profundidade desejada

jateamento de HDU

Como resultado a parte de fundo fica rebaixada e a parte que foi isolada fica preservada
no exemplo o friso, letras, números e símbolos.

placa em HDU jateada

este processo em alguns casos tem vantagens em relação a peças
usinadas, mas não permite alterações de profundidade , confecção 3D e uma serie
de vantagem do uso de Houters 3D.

Após o jateamento a peça vai para acabamento e pintura.

Enfim cada uma das técnicas tem suas ventagens e desvantagens.
O jateamento necessita também alguns materiais de proteção das letras
não disponíveis no Brasil



placa em HDU



O HDU - apresenta uma serie de vantagens
        • Fácil de cortar, usinar, lixar, etc
        • Resistência,
        • Leveza,
        • Impermeável e durabilidade,
        • aceita acabamentos, pinturas, 
        • chapas grandes e espessas



A maior vantagem é que as placas de HDU podem ter tamanhos grandes sem emenda, o que resulta em peças mais leves e sem possibilidade de rachaduras.


placa para restaurante

Por não terem grãos e nós facilita muito o trabalho,
nós são muito mais duros e tendem a rachar.

A grande vantagem do uso das placas de HDU para o uso ao ar livre em substituição da madeira, e a durabilidade pois duram muito mais tempo, exigem muito menos manutenção, não apodrecem, não racham, não delaminam.
Além de pesarem infinitamente menos.


HDU é o material de melhor escolha para o uso externo na indústria de placas tanto produzidas em houters-CNC como em jateamento (fabricação de placas por jateamento é um processo inexistente no Brasil). 

HDU é impermeável e não vai apodrecer devido à sua construção de células fechadas
(não absorve água), tem boa estabilidade a temperatura o que faz com que a placa não vá rachar devido ao congelamento ou frio e ao descongelamento assim como o sol intenso. Isto proporciona uma resistência à intempérie muito superior em comparação com a madeira. 

Além disso, acabamentos em tinta duram consideravelmente mais tempo do que vernizes, e não vai rachar ou descascar como às vezes fazem em madeira. HDU é mais inerte e não apresenta uma aparência de degradação.

HDU não tem a textura do desenho do grão da madeira mas pode ser feito com acabamentos de fundo imitando praticamente qualquer textura .. ou qualquer forma

placas com fundo


Podemos produzir o fundo para parecer liso (para colocação de um aplique ou letras ). No entanto, HDU não é tão forte e não tem a dureza da superfície da madeira. Uma placa de HDU de face dupla deve ser mais espessa do que uma feita de madeira, ou deve receber materiais estruturantes. 

design de placas

Também é possível construir um quadro de ferro no contorno da placa, ou em nossas placas maiores de HDU, podemos construir um quadro de contorno feito de aço ou uma chapa de alumínio sólido pode ser fixada atrás da Placa, para fornecer maior resistência para cargas de fortes ventos e possíveis impacto.


Placas de madeira dura quando usadas ao ar livre, requerem manutenção anual, quanto mais dura mais difícil a manutenção do aspecto devido as forças de contração e expansão e efeitos do UV.


Os vernizes permitem mais danos ocasionados pelo UV do que uma placa pintada, assim como a água é mais provável entrar na madeira com verniz do que em uma madeira pintada.

Uma placa de madeira colocada em climas extremos exige um lixamento anual para refazer o revestimento, assim como barcos de madeira que necessitam manutenção.

Fatos na História do HDU



Até o fim doa anos 80 a industria de placas não tinha grande consciência sobre o uso do HDU como uma opção para a diminuição de suprimentos de madeiras. 


Hoje HDU é o preferido por escultores e para fabricação de Placas de sinalização. Em comparação com a madeira, o HDU é, menos dispendioso, mais fácil de fabricar e não apodrece, pelo que pode durar muitos anos.


Enquanto HDU tem uma história relativamente curta na indústria de Placas, poliuretanos têm sido usados a cerca de setenta anos ou mais. Alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial, os alemães começaram os primeiros experimentos em laboratório. Com a eclosão da guerra, a comercialização de produtos de poliuretano foi colocada em espera.


Aplicações práticas da ciência não ocorreram até o início dos anos 1950, quando HDU foi utilizado na fabricação de produtos realmente importantes, como pranchas de surf. 

HDU era um substituto perfeito para a madeira. Não só, porque não apodrece, mas era mais leve em peso, mais fácil de fabricar e tem menor custo. O material sintético espumado também era composto de milhões de bolhas minúsculas com células fechadas, o que o tornou incrivelmente flutuante - ótimo para pranchas de surf.


A NASA logo descobriu que este material espumado também era ótimo como um isolador e foi usado para cobrir o exterior de seus foguetes. 

 HDU é usado para uma serie de itens neste mercado

parques temáticos

Parques temáticos

mock ups em HDU

Mock ups

protótipos em HDU

Protótipos

cenários em HDU

Cenários e PDV

props em HDU

Props

HDU também é usado em muitas aplicações industriais.

Fabricação do HDU 




Para a fabricação de blocos de poliuretano expandido, adiciona-se à formulação química um material volátil chamado agente de expansão. O conjunto de produtos químicos de poliuretano líquido são derramados em um molde, e após começa uma reação química, produzindo bolhas minúsculas e uniformes de gás dióxido de carbono. As bolhas de espuma criam uma estrutura microcelular bastante fechada.



A reação química é terminada em horas, após este período o material torna-se totalmente inerte. Essa é uma ótima notícia, porque não há nenhuma reação que possa estragar  um trabalho de pintura ou estrategia de usinagem. Sendo a placa de HDU um material de célula fechada, é completamente impermeável e resiste a diversos solventes e outros produtos químicos, o que significa que ele pode ser pintado com esmaltes de placas tradicionais.


A reação química que ocorre na produção de HDU gera uma tremenda 
quantidade de calor, durante sua fabricação

Comparando chapas HDU com chapas PVC -

Com a frequente dificuldade e encarecimento de madeiras as chapas de PVC ter surgido como uma alternativa viável em muitas aplicações, opções exclusivas ou em conjunto com HDU

chapas de PVC

Chapas de PVC

Placas de PVC são na maioria das vezes bastante finas até (de 1 a 20mm).
ao necessitar chapas finas é melhor usar chapas de PVC
peças para aplicações temporárias são um tipico uso.
(itens temporários - PVC, vinil, banners)

Pois placas de HDU são disponíveis a partir de 10 mm até chapas grossas
de 35, 40 ou maior em HDU

Chapas de PVC também são impermeáveis e aceitam acabamentos como pintura, 
são facilmente trabalhadas, por serras, fresas, etc.
São até mais moles que alguns HDUs.

Uma Placa de PVC expande / contrai muito com as variações de temperatura especialmente nos usos ao ar livre. Esta variação de temperatura faz a placa expandir e contrair o que obriga a ter folga nos parafusos de fixação para compensar. Ela pode trincar e até empenar não tendo esta folga.

Nos dias frios, e o sol está brilhando de um lado, a diferença de temperatura do material entre o lado ensolarado e o Lado sombrio poderá ser bastante significativa e provocar forte contração e expansão.

Placas de PVC para uso externo, considere sempre usar PVC com maior espessura
do que chapa de pvc em  uso interno.....
PVC tem baixa resistência a impacto

Revestimentos podem ser aplicados para proteger as chapas de PVC quando
utilizadas em áreas externas para obter proteção contra UV.

Um fato que trabalha contra é que você só pode prender o sinal ao longo do perímetro, nos modelos de dupla face. Não há suporte para mantê-lo plano. 
Assim a placa poderia mover-se livremente como a mudança de temperatura.

chapas de pvc


Dimensionar uma placa de dupla face em chapa de PVC requer uma técnica apurada em encontrar o equilíbrio entre os esforços e da espessura da chapa de PVC utilizada e a maneira adequada de prender a placa a fim suportar os esforços do seu peso e da natureza.


Ventos fortes também são fatores de cuidados para Placa de PVC.

Muitos fabricantes aconselham que ele precisa ser colado e aparafusado, é outra grave condição contra o uso ao ar livre para esta situação particular.

Placas em dupla Face devem sempre ter sua base presa para não sofrer ações de ventos com tanta intensidade.

placas dupla face


Placa de PVC são mais úteis para placas para uso temporário no uso interno ou chapas finas. Quanto maior a espessura menos sensível será a contração e expansão.


Você deu detalhes suficientes para as pessoas para recomendar o melhor substrato, será que dupla face tão obviamente pode ser visto de ambos os lados. 
Mas como será instalado? 


Será em um quadro ou montado entre posts? Em que altura será? Uma coisa que a maioria das pessoas não pensa o suficiente é a carga do vento, em uma placa o tamanho será afetado significativamente pelo vento, mais alto e maior mais sensível e mais equipado deverá ser para resistir.

Uma placa de em dupla face, seja de chapa de PVC ou de chapa de HDU para área externa não pode ficar somente suspensa, terá que ter um suporte fixo que evite que balance com o vento


Sempre consulte sua prefeitura sobre o uso de Placas Dupla Face em sua calçada

ACM - também é uma alternativa em alguns casos.
ACM (é um material composto de alumínio) pode ser adequado dependendo da altura, é leve, mas razoavelmente forte e uma opção muito barata. É o tipo de material muito usado, pois é bastante versátil.



Houters CNC são mais comumente usados ​​para fazer placas dimensionais que mostram profundidade e perspectiva. Alguns tipos comuns de placas dimensionais incluem: 
sinais de fachadas, sinais retroiluminados, imagens alto relevo ou baixo relevo, letras prismáticas (chanfradas / em pico e contornadas). 


placas para bares



O HDU é mais usado para dar a uma placa um olhar dimensional e perspectiva. 
Isso resulta em corpo, imagem e ambientação.
pvc tem capa nas faces externas e ao usinar esta capa é retirada fragilizando o material, pois seu miolo é mais mole que as capas.



Uso de Madeiras industriais 



MDO (densidade média) ou HDO (High-Density-Overlay) são compensados impermeáveis ​​que só são adequado para sinais planos (2-D). No entanto, não podem ser esculpido(CNC) ou jateados. Ao retirar as camadas externas é perdida a sua capacidade de retenção a umidade, e mesmos nos exemplo sem perda da camada continuam com as bordas vulneráveis, soluções de isolação podem ser aplicadas com resultados temporários.

Placa fabricadas com poliuretano de alta densidade, é uma alternativa mais fácil de fabricar e processar, mais econômica, mais leve mais durável versos madeiras em placas esculpidos, roteados e jateados. 



Principais Características do HDU:




Mais fácil na Fabricação. O processo de Carving HDU é muito mais fácil do que esculpir na madeira. Ao entalhar a madeira, você deve estar consciente da direção do grão ou você experimentará um rasgo indesejado fora da madeira. Não é assim com o HDU, não há grão, nem há nós ou vazios de fundo. Na madeira a dureza varia acentuadamente já no HDU é quase constante. O material pode ser serrado com serras de fita, serras de mesa e serras jig. Madeira e HDU podem ser jateados, mas você também pode usar estiletes, escovas de arame, trituradores e na madeira esculpir com cinzéis e formão para terminar a superfície.


HDU não tendo qualquer grão,
HDU é muito mais fácil de esculpir do que madeira.



nós em madeira
exemplo de grão e nós na madeira




Quanto dura. Enquanto HDU pode não ter a dureza de madeira real, é sem dúvida mais durável. Uma vez que a placa de poliuretano de alta densidade é um material sintético de célula fechada, é impermeável à água e à umidade. O que isso significa é que, ao contrário da madeira, o HDU não absorve a umidade e por essa razão, não vai inchar, apodrecer ou apresentar decadência por intrusão de água. Ele também não irá deformar, dividir ou lascar. Não afetado por mudanças na temperatura, o HDU é também um material muito estável dimensionalmente.

Havendo muita contração faz que materiais aplicados em uma placa, tem dificuldade de permanecer fixados, os diferentes coeficientes de dilatação terminam por determinar que muitas técnicas não possam ser usadas. 



Qualidade. Muitos fabricantes de Placas em HDU preferem Uretano de Alta Densidade porque o produto é mais consistente em comparação com a madeira real. HDU pode não ter o grão e os nós que dão a madeira seu caráter único, mas não ter grão faz HDU mais fácil e mais rápido para esculpir com ferramentas manuais.

HDU tem uma dureza regular já a madeira não.



Disponibilidade. Existem varias densidades de material e é disponível em uma variedade de espessuras: dependendo do fornecedor. Se você precisar de uma espessura especial, você pode facilmente colar peças individuais em um conjunto para criar construções monumentais.


peças em 3D


Você também pode juntar seções com Adesivos (PU) ou com parafusos de drywall, usando enchimentos para esconder completamente as cabeças de parafuso fresadas.



41 33727306

marsexto@terra.com.br

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas Mais Vistas

Bola Gigante de Isopor

Placas sob encomenda, mão francesa

Placa para restaurantes

como fazer uma placa de loja, como fazer a arte para placa de loja

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *