Lettering, Caligrafia e Sign maker para Designers


Design


A ideia deste material não é demonstrar as diferenças entre Caligrafia, lettering, tipografia, sign painting e outros, mas mostrar que todas estas formas podem ser utilizadas em conjunto com placas e especialmente como a fabricação de placas pode prestar serviços a estas artes, com alto grau de qualidade, inovação e diferencial competitivo.

O design pode se beneficiar utilizando as novas técnicas de fabricação hoje disponíveis.

Aproveitando a imensa oportunidade de mercado em aberto e o fortalecimento da oferta de um design com alto diferencial. Durante o discorrer do material vamos mostrar exemplos de como um profissional de Design pode se diferenciar com material de alto poder de atração.

Em muitos projetos chega um momento que você quer aplicar um algo a mais e todas estas alternativas criam um mundo de oportunidades para surpreender seu cliente

                                              O Design na imagem do cliente.
como fazer um logo


A muito temos percebido uma tendência dos profissionais de design a se dedicar a tipografia, lettering e caligrafia muito mais focado em material para impressão ou mais vinculado ao design de letras e suas combinações.


Nossa intenção é mostrar que a a tecnologia atual permite outras oportunidades. 

                                                 inclusão de formatos
                                                 inclusão de arabescos
                                                 inclusão da dimensão 3D
                                                 inclusão de texturas  
                                                 inclusão de alto e baixo relevo


Formatos - São os contornos que podem ser usados, você pode aplicar em seus projetos qualquer formato, brasão, taberna, clássico, etc. - Qualquer formato pode ser aplicado 

          design de placa    formato para designer
               
                       Mais abaixo você vai perceber que muitos logos já tem contornos


design de logo

Observe que Lipton já tem contorno e Ice Tea, tem off set formatando um 
contorno em suas letras.

letras para logo

Fanta tem um contorno arredondado

sign maker
A coca você vai encontra facilmente com os dois modos
com ou sem contorno


logotipo
logos que não tem contornos, formatos, ficam soltos no ar,
para que seja feita uma placa também ficaria solto ou ira criar um novo modelo para 
a placa com um formato que terá de ser acrescentado.

os desenhos devem ter fundo ao ser aplicado na web (sites) pois muito provavelmente
estarão em um fundo branco
contornos de logo

logos famosos
O ideal é construir padrões para uma logo, já em opções para todo o tipo de 
uso, impressos, web e sign com 
fundos, contornos e modelos reduzidos do próprio logo para questões de espaço 

Arabesco - Você pode incorporar adornos, apliques, o limite é sua imaginação para a performance  de sua placa e logo
arabescos



Dimensão 3D -  A imensa maioria dos logos é produzido com uma visualização em 2D, se imagine pensando em 3D pois agora é possível,  alto e baixo relevo


logos em 3D


placas em 3D


Texturas - Texturas são características que são aplicadas ao fundo tornando o conjunto mais agradável, misturando os modelos em 3D a texturas formando novos conjuntos


           texturas          placas com textura
             textura artística                     textura desenho


desenho com fundo

Alto e baixo relevo- Os aplicativos podem ser conduzidos tanto em alto como baixo relevo, produzindo hoje peças antes impensáveis
alto e baixo relevo



Em baixo relevo
placa em 3D


Isso quer dizer que podemos usar estas facilidade na criação seja de um logo ou uma peça publicitaria, além dos componentes das letras, cores, composição usadas no projeto, projetos em 3D tem alta capacidade de repetibilidade, O mercado Brasileiro ainda não usa textura como fundo em seus layouts por exclusiva falta de tecnologia agora disponível.

                                               


Recentemente fiz dois cursos um de Caligrafia com o Jackson Alves site  e um de lettering com o Rafael Costa Site , e já me inscrevi no Giz da Cristina Pagnoncelli Site . Querendo aprender sobre o que pensa o design nestas técnicas. Sedento por conhecimento tenho seguido inúmeros expertos nestas técnicas, comprei inúmeros livros sugeridos nos cursos e nos sites das pessoas, na incessante linha do aprendizado.

Apreendendo cada vez mais sobre estas técnicas e como cada uma delas visualiza fatores do melhor produto, é claramente perceptível a necessidade de integração destes conhecimentos com a fabricação de placas. Cada vez fica mais claro que temos uma explosão de possibilidades. 

Quando chega a hora da verdade em desenvolver um trabalho para um cliente, temos dezenas de livros sobre varias técnicas de design, lettering, caligrafia, tipografia, criatividade, paralisia da imaginação e quase nada sobre placas e signs, temos certeza de poder contribuir firmemente com embasamento para criar com espectro maior de possibilidades. Técnicas que avançam sobre o desenvolvimento

O que vemos hoje é uma concentração em termos de maior quantidade de peças feitas na atraves de usos por banners de baixa durabilidade para uso como comunicação visual em lona ao mercado.

A maioria se derretendo(escorrendo), sem criatividade, praticamente sem efeito para o objetivo de comunicação com o mercado, com todo o tipo de erro de design e produção de efeitos. A grande maioria feita em bureau sem nenhum tratamento de design somente concentrando na solicitação do cliente e mesmo que o efeito seja reduzido produzem peças com enorme quantidade de informação, sem efetividade de uso.

O uso da art do lettering, tipografia e caligrafia desafia com sua beleza os conceitos da arte para a fabricação de placas. 

Um angulo importante e diferente para o design é que a maioria dos trabalhos são feitos para impressão e para web, onde a distância do observador é bem pequena. Em placas e mídia externa , a que distância esta o observador ganha muita importância, sai de uma peça em que o observador esta a 30 centímetros para metros de distância quem sabe centenas deles.

E ganha fundamental importância  para uma mídia em movimento ou uma mídia em que o observador é que esta em movimento, especialmente dentro de um carro no transito, dependendo da cidade que você mora certamente você estará exposto diariamente por horas para esta mídia..

Em uma placa você tem de 3 a 7 segundos para transmitir sua mensagem. Será o tempo para notar, ler e absorver a mensagem , muito diferente de WEb e impresso.

Quando você repete o mesmo trajeto muitas vezes em uma avenida o entorno se torna paisagem.... com o passar dos dias você facilmente acostuma com seu entorno não percebendo mais o que acontece, chamar sua atenção é uma arte.

Até 1980 basicamente todas as placas eram feitas por pintura em chapa metálica. Após este período tivemos a era dos plotters inicialmente plotters de recorte e posteriormente os plotters de impressão, com a experiência com estes materiais o mercado passou a percebem suas qualidades e deficiências podendo assim definir onde realmente são aplicáveis ou não. Passamos por um período onde tudo foi transformado em lona e hoje o mercado já percebe que para uma fachada a lona certamente não é a melhor opção.

Estamos assistindo um novo posicionamento baseados na tecnologia, pois assim que a tecnologia avança e se populariza novas formas de criação e composição de imagem se criam, é o que estamos assistindo esta nova fase com a imagem 3D.

As novas tecnologia para design, lettering, caligrafia, sig maker, paint signs, criam o ambiente para usos múltiplas técnicas em um mesmo trabalho.

Alguns mercados são especialmente fascinantes, um exemplo é um jogo de futebol, onde temos necessidade de ler a publicidade mesmo a longas distâncias na camiseta do jogador assim como seu nome e ter sua publicidade em uma enorme placa ou banners concorrendo entre tantos para chamar a atenção do consumidor que deverá ultrapassar a sensação da beleza do próprio evento. Além disso esta publicidade deverá chamar atenção de quem esta no evento e também do telespectador.

design de placa de estadio


Como chamar a atenção mais do que o próprio jogo ou além do evento em rede as vezes até nacional?



Neste mesmo jogo, temos, ingressos, camisetas, propagandas, fardamento do juiz e brilhantes materiais como a publicidade da Coca-cola que é nitidamente vermelha no estádio do Boca Junior que é azul ou na arena do grêmio em Porto Alegre. Ou em um show, ingressos, camisetas, palco, placas, patrocínios, etc.

logo da coca cola

monument na fachada do mac donalds

mc donalds
certas coisas em algum tempo seriam impensáveis ou inaceitáveis
hoje não mais


imaginem uma Olimpíada ou Copa do Mundo, me lembro meu primeiro trabalho em placas foi o projeto completo de sinalização do TRENSURB de Porto Alegre, algo inimaginável para os padrões na época.


Durante anos dirigi a maior empresa multinacional de sinalização por placas especialmente em projetos industriais como polos petroquímicos, polos industriais, empresas de navegação e grandes industrias. Atendia toda a sinalização de fachada, industrial, logística, orientação, trânsito e segurança. Assim como placas na área de merchandising para pontos de venda e feiras e exposições. Neste período também conheci todos os maiores parques de impressão de livros, revistas e jornais fornecendo borrachas técnicas para impressão.

Um grande exemplo de união de múltiplas técnicas foi empregado na capa de disco do artista, onde múltiplas técnicas se unem para criar algo diferenciado.
O interessante é a interação do artista design, com o artista musico, tentando buscar a intenção e emoção que o musico quer colocar naquele trabalho

Esta é a mesma interação que deve existir entre uma empresa e seu design na elaboração de uma comunicação visual ou logo, transmitir uma ideia, um conceito um ponto de vista.




filme desing



filme design


"Bons designers aprendem todas as regras antes de começar a quebra-las. "
Use o que cada uma tem de melhor design, lettering, caligrafia, sig maker, paint signs



Construindo projetos para confecção de placas




Tenho recebido com grande frequência clientes com um Pen drive com seu logo para reprodução em placas, e em sua maioria tende a não ser possível sua execução sem ser refeito o trabalho de design.

Um logo ou trabalho tem que atender, material impresso, web, sites, mídias sociais, sign makers, etc. enfim o cliente espera que seja para todo o tipo de mídia. 

Muitos designs fazem o logo voltado a impressão de cartões e impressos e assim faz o logo e seu trabalho é devolvido meses depois, pois foi usado para material gráfico em papel, cartão folhas, etc. e não é adequado a outras mídias.

Um cliente que retorna com uma reclamação ainda é bom, pior é aquele que não reclama mas também não volta nem te indica a mais ninguém.

Um grande numero de clientes não sabe exatamente o que tem em seu pen drive que recebeu do seu designer, e muito menos que extensão esta seu logo e nem é sua função conhecer esta matéria, cabe a seu designer mostrar ai ser um profissional,
independente do porte de seu cliente. 


gravar o pem drive para o cliente pode incluir diversas extensões que irão ajudar em muito cada tipo de trabalho e tecnologia seja para plotter de recorte, plotters de impressão, máquinas de corte de impressão, frezadoras de placas, impressoras de papel e assim por diante. 

Um grande número de designers por costume e por caráter de urgência, deixa traço sobre traço, resíduos, micro fissuras, não vetorização ou incompleta, etc. que terminam por impedir um perfeito uso na fabricação de placas ou influenciam negativamente na qualidade dos materiais.

O cliente vai reproduzir o seu trabalho, então é seu desenho que não ficou bom, não o logo do cliente.  

assim como a afinação do melhor instrumento faz o som desejado, o tempero na comida fará a diferença e o toque do design que define o sucesso da placa.
lettering, caligrafia, sig maker, paint signs - ajudam a criar novas visões



Erros técnicos mais comuns encontrados na imagem no PEm drive do cliente



      • Deixar sujeira - o famoso ruído na imagem
      • Risco de fundo e marcação
      • Pontos de desenho não apagados
      • Ocultar defeitos do desenho - necessário que a imagem seja ampliada o máximo possível para verificação das imperfeições do traço
      • Traços sem definição ou sem continuidade
      • Cores sem contraste entre elas
      • Salvar a imagem em uma unica extensão
      • Não imaginar durante o desenvolvimento onde o cliente ira aplicar.
      • Não salvar uma imagem em preto e branco 


       muitos destes fatores influenciam não só na qualidade final mas especialmente no custo dos produtos final elaborado.



Erros que impedem/dificultam o uso em programas de usinagem




      •            traços muito finos, retas, em 3D vai quebrar - aqui se refere ao traço como um sublinhado como exemplo
      •            laços em vetores - uma linha que se auto intercepta
      •            pontos coincidentes - pontos diferentes que iniciam sobrepostos
      •            interseção de vetores - vetores que se interceptam
      •            pontos de interseção - pontos que iniciam no mesmo local
      •            abertura em programas de corte extensões
      •            letra emendada- com emendas muito finas (contraste)
      •            vetor sobreposto, - um sobre o outro, mude a imagem de lugar para verificar
      •            cores com degrade ou não solidas
      •            cores que não existem para pinturas de aplicação externa

                    (como referência a maioria das placas são pintadas com tintas automotivas)


                       A melhor extensão para uma imagem para usinagem é PDF, evita a incompatibilidade de versões.





UM EXEMPLO REAL



                           Exemplo de uma peça retirada do google imagens em png.
                    este processo pode ser feito com praticamente qualquer imagem 


design logo
imagem baixada do google em png

logo lettering
Imagem importada ao software de geração

logo caligrafia
redução da quantidade de cores

sign maker
geração de vetor físico para percurso

sign paint
comparação do vetor com a imagem 
 original 

vetorização de logo
                                             gerado percurso ilustrativo de ferramenta
                      isso representa que o logo esta pronto para ser reproduzido e fabricado
                                                                como placa
              
               Agora um outro logo do Burger King que não poderá ser processado


                                    logo em vetor
             este mesmo logo da burger king escrito de outra forma não poderá 
                                        ser elaborado em peça única porque :

                                                1- as cores se cruzam, as cores podem se cruzar desde que dentro de vetores fechados
                                               2- as cores não estão 100% solidas, cores com falhas ou sem intensidade são muito usadas como detalhe decorativo, mas isso não gera área definida e como consequência o vetor não tem contornos
                                                3- não são vetores fechados



logo não vetorizado
Veja como fica vetorizado

para corrigir teriam que ser feitos vetores fechados entre os intervalos de cores, exemplo o detalhe de baixo em amarelo, seria em quatro partes.
Isso quer dizer que dependendo de como um logo é construído não poderá
ser utilizado para aplicações mais técnicas mesmo que
possa ser utilizado na web e impresso em papel


Principais extensões para arquivos que facilitam para fazer placas, 
jpeg, gif, png, dxf, dwg, pdf.
Observe que os principais softwares de desenho não constam como o CDR.

ESTRATÉGIAS de usinagem




A fabricação de placas em 3D parte de uma chapa onde vai se retirando material com uma ferramenta giratória, não confundir com impressoras 3D que vão depositando material até formar um objeto, as resistências dos materiais de usinagem e impressão 3D são enormemente diferentes em resistência a intempéries, resistência mecânica e ou fadigas.





As placas são produzidas a partir de uma imagem (vetorizada). Apesar de toda a operação da máquina que produz uma placa ser controlada por softwares CNC (Controle Numérico Computadorizado) com o famoso código G, a estrategia de usinagem é toda elaborada manualmente, que fresa, que velocidade, que avanço, onde começar, etc.


Requer grande quantidade de estudo até se obter uma fluência e qualidade na operação que gere qualidade a custos aceitáveis (tempos de fabricação). A qualidade do desenho original tem grande influencia no produto final.


                               letras para logos


Ao observar o desenho será definida de que material será feito e que estrategia será usada para fabricar a peça em função de tamanho e complexidade do desenho. Onde será iniciado o desenho, que tipo de operação (percurso, desbaste, fresamento, entalhe, furação, etc) que tipo de ferramenta (fresa, dois cortes, três cortes, etc..., ), que espessura de  camada será retirada, que velocidade de avanço lateral e vertical e assim por diante.

A principal distinção entre a escolha de materiais esta se vai ser para uso externo ou interno. Materiais para uso externo requerem alta durabilidade a intempéries.

Feito isso o software gerá uma infinidade de comandos para posicionamentos no espaço onde a maquina irá se posicionar os eixos x, y, e Z, como vimos no vídeo anterior

                                  placas integrais para desing



PLACAS INTEGRAIS-


Uma das grandes novidades, altamente utilizada principalmente nos EUA, são as placas integrais, não são peças coladas, é um conjunto único com alta durabilidade.

                                              design criação


Observando no mercado você verá inúmeros casos de letras caídas, nivelamentos soltos e uma serie de outros avarias, já na peça integral isso não acontece.

                                             ideia design

Podem ser aplicados, formatos, arabescos, detalhes, tipos de letras, etc
enfim não há limites para a criação

sign vandalismo

Placas integrais para locais com alta incidência de vandalismo podem ser feitas
com letras com baixa espessura evitando desta forma a quebra da letra



O grande pulo do gato para os designs é a possibilidade de formato, arabesco, apliques, etc ou seja um logo ganha corpo, pode receber, brasões, símbolos e pode conter qualquer tipo de letra, seja caligrafia, leterring, tipografia, sign painting, etc, tudo em 3D em alto ou baixo relevo

   Observe que um grande número de logos tem a versão com contorno,
e versões sem para aplicações de impressão ou rotulagem.

                            logotipos

PLACAS MULTICAMADAS

                          nomes de lojas placas
Diferente das placas integrais são as placas multicamadas, são produzidas a partir de múltiplas camadas com diferentes mensagens, cores e formatos. as camadas são fixadas entre si formando um conjunto único.

criatividade para desing

as letras podem ser coladas individualmente ou ser produzidas em peça unica , exemplo livraria esta escrito em peça unica.


Seu nome de lojas e logo tem que ser fácil de ler, pois o cliente ao passar em frente da sua loja terá somente uns poucos segundos para ler sua placa ou efetuar
o reconhecimento de marca.

PLACAS DUPLA FACE

As Placas dupla face tem a capacidade de absorver todo o tipo de observador
seja de um veículo ou de ambos os lados da calçada

design criativo

é sempre bom lembrar que cada cidade tem suas leis próprias para colocação de
placas, especialmente se ficarem sob a calçada.

designer desenvolvimento


designers podem agora unir estas técnicas para uma nova criação, lettering, caligrafia, sig maker, paint signs

PLACAS ESPECIAIS


tendencia para locais e ideias realmente especiais
                           nomes de lojas

São projetos com grafismo e desenho com objetivos específicos de diferenciação 
e fixação de marca.



pintura de uma placa

Vimos até aqui como é fabricada a placa e  nos próximos dois videos veremos como é pintado, dependendo da complexidade da peça apresenta estrategia de fabricação para bem poder concluir a peça em questão.








                                       
Comparativo de desenvolvimento de um trabalho de um design


este é um estudo feito sobre como funciona o trabalho de design, mesmo não usando todos os atributos possíveis com formatos, cores, etc, reforça a ideia de como ganhar qualidade com seu trabalho



1. O inicio - O solicitado pelo cliente
        • sem área de margem definida deixa difícil de ler
        • palavras estão desconexas, não são um conjunto
        • espaço muito grande entre as linhas
        • projeto de design pobre
                          design de logos


2. O andamento
          • margem melhorada
          • criação de ponto de foco central
          • espaços negativos incidentes
          • mau espaçamento
                         design de logotipos

3. O Final
Trabalho final de um design profissional
        • contraste conseguido por variação de fontes
        • atenção especial a mensagem que se quer transmitir CAFÉ
        • fácil de ler e tem bom apelo visual
        • tem personalidade e podendo criar uma atmosfera mental do ambiente dentro do café.
        • compare seu sentimento a partir desta imagem com as anteriores.
logos atraentes
                                                                    

tipos criam personalidade

Muitas projetos falham por tentarem ocupar o espaço todo de uma placa distorcendo as letras com palavras compridas, seja juntando demais as letras ou afinando com aumento de altura.



Um projeto não esta somente vinculado ao mencionado neste momento. Contraste, cores, tipo de letra, formato, contesto e cenário do entorno, distância de visualização, velocidade do transeunte, objetivo da mídia, são alguns dos fatores de grande importância.

Os erros mais comuns aos recém-chegados que resultam em má legibilidade. 
    • mau kerning (espaçamento entre as letras) 
    • opções de cores pobres 
    • muitas fontes 
    • contraste insuficiente.
    • demasiado texto

Não importa o porte de seu cliente, ele sempre vai precisar das diversas mídias e você como design deve estar pronto para o mercado, pensar em impressos, web, predial, placas, veículos, feiras, etc faz parte do trabalho. Seja para um evento feira, revendedor , franqueado ou loja própria.



A imaginação deve atender o que a tecnologia atual pode fabricar??

e o design deve aproveitar estes avanços com nova forma de pensar


41 33727306
marsexto@terra.com.br



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